Diagnóstico de Necessidade de Produtos Educacionais: De Suposição a Estratégia

No universo da aprendizagem corporativa, desenvolver produtos educacionais que atendam às reais necessidades das organizações e seus colaboradores é um desafio. 

Muitas vezes, há uma tendência em criar soluções baseadas em suposições ou percepções individuais, sem um processo sistemático que conecte essas iniciativas aos objetivos de negócio e às dores reais das pessoas. 

Aqui, o processo de Diagnóstico de Necessidade de Produtos Educacionais ganha protagonismo, e sua eficiência pode ser potencializada ao relacioná-lo com princípios de Product Discovery, amplamente utilizado por times de Produto em empresas de tecnologia.

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O que é Diagnóstico de Necessidade de Produtos Educacionais?

Diagnóstico de necessidade de produtos educacionais, ou DNP, é o processo de identificação, análise e priorização das necessidades de aprendizagem de uma organização ou de um grupo específico de colaboradores. 

Aqui é válido abrir um parênteses pois pode ser que você já tenha visto o termo LNT (Levantamento de Necessidade de Treinamento), dado que ele pode ser considerado o “termo técnico” na literatura. Porém, ele trás um grande viés de que tudo pode ser resolvido com um treinamento por si só, excluindo um vasto ‘cardápio’ de Produtos Educacionais que podem ser utilizados, como mentorias, processos de coaching, resolução de projetos, microlearning, gamificação, e o que mais sua criatividade permitir. Por esse motivo, vamos expandir nossa compreensão tomando como base o Diagnóstico de Produtos Educacionais, que não se limitarão apenas aos treinamentos, belê? 

Bom, com isto posto, vamos retornar ao conceito de DNP:

Ele envolve (i) compreender lacunas de competências, (ii) identificar objetivos de negócio que precisam de suporte por meio de capacitação e (iii) explorar o contexto em que essas necessidades estão inseridas.

Assim como no Product Discovery, o DNP não se limita à coleta de feedbacks superficiais. 

Trata-se de mergulhar profundamente nas dores, desejos e comportamentos do público-alvo para criar soluções alinhadas às necessidades reais. 

Um estudo conduzido pela Association for Talent Development (ATD) mostrou que organizações que implementam programas de treinamento alinhados a objetivos estratégicos reportam um aumento de 24% na produtividade.

Quando Realizar um DNP

Realizar um DNP é especialmente necessário em momentos críticos. Mudanças organizacionais, como fusões, aquisições, novas lideranças ou a introdução de novos processos e tecnologias, são sinais nítidos de que um diagnóstico é necessário.

Outra indicação é quando as métricas de desempenho dos colaboradores e/ou da operação não atingem as expectativas ou quando há alta rotatividade em posições específicas.

Além destas possibilidades, elenquei alguns indícios que podem sinalizar pontos de atenção e, consequentemente, a necessidade do DNP, conforme a seguir:

  • [Indicador] Total de pessoas aptas a bater uma meta vs o total dessas pessoas que de fato bateram a meta (pode ser chamada de “IC Attainment”);
  • [Indicador] Metas específicas da operação como Cobertura de Base, NMRR, Renovação, Churn (ou taxa de cancelamento), entre outras;
  • [Indicador] Desempenho nas Audições de Call (funciona como um processo interno de ‘auditoria’ de atendimento, comum em times de vendas e pós-vendas);
  • [Indicador] Número e tipo de reclamações no Reclame Aqui;
  • [Business] Lançamento de novos produtos;
  • [Business] Necessidade de treinamentos “padrão” sobre os seguintes temas: Como lidar com objeções, Técnicas de Negociação, Como estabelecer Objetivos SMART, Overview sobre Concorrentes, Noção básica/avançada do portfólio de produtos da empresa.

Como fazer um DNP

Começamos este conteúdo trazendo a ferramenta de Product Discovery como uma forma de fazer o Diagnóstico de Necessidades de Produtos Educacionais. Mas antes de nos aprofundarmos nos parâmetros para isso, vou trazer um outro conceito que já falamos por aqui e que vai te permitir “bater o olho” e já ter uma primeira noção de onde os gargalos estão e, então, partir para os acionáveis da ferramenta que ‘importamos’ dos times de Produto. 

Bora falar sobre o Modelo de maturidade da Cultura de Aprendizagem! 👇

Avalie o nível de Maturidade da Cultura de Aprendizagem

O Learning Culture Maturity Model, descrito no livro The Expertise Economy, identifica quatro níveis de maturidade em uma cultura de aprendizagem organizacional:

  1. Compliance Training: Treinamentos obrigatórios para fins regulatórios, como prevenção de assédio e segurança no trabalho.
  2. Necessary Training: Aprendizados baseados em necessidades do cargo, como treinamentos em ferramentas específicas ou processos internos. Exemplo: Onboarding de novos colaboradores.
  3. Strategic Learning: Treinamentos que suportam iniciativas estratégicas, desenvolvendo competências necessárias para funções-chave, como liderança.
  4. Continuous Learning: A aprendizagem é integrada ao fluxo de trabalho, e os colaboradores reconhecem o aprendizado como parte essencial de suas atividades diárias.

Bom, uma vez que você mapeia o que já possui aí na empresa, então pronto, já temos um diagnóstico inicial do que precisa ser criado ou aprimorado.

Parâmetros do Product Discovery aplicados ao DNT

O Product Discovery é um processo iterativo que visa garantir que produtos sejam úteis e desejáveis antes mesmo de sua construção. 

Adaptar alguns de seus princípios ao Diagnóstico de Necessidade de Produtos Educacionais pode trazer insights valiosos:

  1. Imersão: É fundamental entender profundamente o contexto e os desafios, identificando as lacunas de competências e entender como elas impactam os objetivos da organização. Para isso, é fundamental entrevistar as partes interessadas, como líderes de equipes, colaboradores-chave, BPs, analistas de um determinado departamento, entre outros), observar a rotina de trabalho e mapear fluxos de processos ajudam a identificar pontos de fricção.
  2. Coleta de dados: Utilize ferramentas como questionários, entrevistas, observações e avaliações de desempenho para obter uma visão completa das necessidades. A combinação de métodos qualitativos e quantitativos pode enriquecer o diagnóstico.
  3. Prototipação: Antes de implementar um programa educacional completo, é possível criar mínimas versões viáveis (MVPs) para testar hipóteses de aprendizado – além do próprio conteúdo em si do produto educacional estipulado (pode ser que você descubra que a trilha criada precisa ter uma redução de carga horária, já que o número de pessoas que a concluem é baixo, por exemplo).

Conexão entre Descoberta e Impacto Organizacional

Ao adaptar princípios do Product Discovery ao Diagnóstico de Necessidade de Produtos Educacionais, criamos uma abordagem que vai além do diagnóstico superficial. Esse modelo permite identificar lacunas críticas, validar hipóteses antes de grandes investimentos e priorizar iniciativas que realmente farão diferença nos resultados organizacionais.

Por exemplo, ao prototipar soluções educacionais, é possível testar não apenas o conteúdo em si, mas também sua entrega e impacto no dia a dia dos colaboradores. Assim como em um ciclo de descoberta de produtos, um DNP bem conduzido reduz desperdícios de tempo e recursos, ao mesmo tempo que aumenta a aderência e o engajamento dos participantes.

Mais do que um processo, o DNP alinhado a estratégias como imersão, coleta de dados e prototipação é uma mentalidade de aprendizado contínuo. Ele conecta o universo da aprendizagem corporativa às práticas ágeis e iterativas já consolidadas em empresas de tecnologia, trazendo inovação e eficiência para a área de desenvolvimento de pessoas.

Que tal começar a explorar essas abordagens em sua própria organização? Comente aqui embaixo se você já fazia alguma dessas ações de diagnóstico por aí! 

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